As flores artificiais têm conquistado espaço na decoração de casas e estabelecimentos comerciais. Práticas, elas alegram e dão vida aos ambientes, tanto quanto as flores naturais. Porém, as sintéticas não exigem cuidados especiais, têm bom custo-benefício e alta durabilidade.

Por essas razões, as flores artificiais são uma ótima opção para revitalizar os espaços, graças à praticidade que oferecem. Você sabe como usar flores artificiais na decoração?

Neste artigo, trazemos dicas para dar um toque especial na sua casa ou escritório. Confira!

1. Escolha o material

Houve um tempo em que as flores artificiais eram grosseiras e com acabamento mal feito. Por sorte, a indústria evoluiu muito e oferece opções tão realistas que muitas vezes ficamos em dúvida se as flores são naturais ou sintéticas.

Entre os materiais mais utilizados estão o plástico, a resina, a seda e o papel. Os arranjos são confeccionados com flores modeladas nesses materiais, com riqueza de detalhes e cores hiper-realistas. 

As indústrias também investem em novas tecnologias, como as impressoras 3D, capazes de reproduzir fielmente as espécies que encontramos na natureza. 

Portanto, opções não faltam. Escolha de acordo com a aparência que mais lhe agrada, com a certeza de que as flores artificiais produzidas atualmente são resistentes, bonitas e duradouras.

2. Escolha o arranjo ideal

Vai depender do tipo de decoração que você tem em casa e do que pretende transmitir. Por isso, o primeiro passo para escolher seu arranjo é observar o ambiente.

Decorações mais intimistas pedem arranjos discretos, em tons pasteis, sem muitos ornamentos. Já ambientes mais modernos aceitam flores coloridas, grandes e variadas. Tudo vai depender do equilíbrio na hora de compor o cenário. 

O mais importante é que as flores artificiais “conversem” com o ambiente. Escolha algo harmonioso e capaz de agregar, sem entrar em conflito com o que você já tem em casa.

3. Valorize o recipiente

Flores delicadas e requintadas não combinam com um vaso de plástico, não é mesmo? Por isso, tão importante quanto encontrar o arranjo ideal é ter o recipiente certo.

Afinal, ele também vai fazer parte da decoração. Existe uma infinidade de vasos, suportes e cachepôs, a escolha vai depender do seu gosto.

Lembre-se que existem ótimas opções em vidro, madeira, cerâmica e até mesmo ferro. Porém, mantenha-se fiel ao estilo de decoração existente no ambiente.

4. Cuide da limpeza e da manutenção

As flores artificiais não precisam dos mesmos cuidados que as naturais. Fique tranquila, arranjos sintéticos exigem apenas limpeza e conservação.

A higienização pode ser feita a cada 15 ou 30 dias. Depende da quantidade de poeira acumulada. Aí vão algumas dicas:

  • para soltar a sujeira, coloque-as de molho em um balde, apenas com água, por não mais do que dez minutos (exceto flores de papel);
  • use detergente neutro e água em temperatura ambiente;
  • enxugue delicadamente as peças com um pano seco e limpo;
  • por fim, coloque-as para secar ao livre, longe do sol.

Aliás, uma dica importante: evite o sol direto. Ele pode danificar o material e desbotar os arranjos.

Com esses cuidados, as flores artificiais vão durar por muito mais tempo. Porém, não deixe de substituí-las quando estiverem danificadas ou sem brilho.

5. Explore a criatividade

Um arranjo artificial que está há tempos decorando sua sala e perdeu a graça pode ser renovado com um mix de flores sintéticas e naturais. 

A mistura de tendências também dá certo. Componha um arranjo usando flores e velas. Porém, tenha cuidado para que o calor da chama não danifique as peças.

Outra sugestão é borrifar perfume ou aromatizador de ambiente nas pétalas. Dependendo do material, elas não serão danificadas e você terá um aroma agradável e sutil. 

Áreas externas também podem ser decoradas com flores artificiais? Claro que sim! E não só flores. Em lojas especializadas ou floriculturas você encontra plantas ornamentais super realistas que podem ficar ao ar livre e, até mesmo, tomar chuva. 

Essas são as nossas dicas para você usar flores artificiais na decoração. Aposte nessa tendência que está presente tanto no ambiente doméstico, quanto em cerimônias e eventos. 

Mas, se você não abre mão das flores naturais, lembre-se que a Floricultura BH tem muitas opções para qualquer ocasião.