Você sabe como comprar flores? Seja para decorar ambientes ou para presentear alguém especial, a escolha requer alguns cuidados para causar o efeito desejado. 

Aproveitando que a primavera se aproxima, listamos cinco dicas simples para auxiliar você a ter uma boa experiência de compra. Confira nesse artigo como comprar flores lindas, saudáveis e com maior durabilidade.

1. Observe as características das flores

Antes de comprar, busque informações sobre a espécie escolhida. Qual é o tamanho da flor? Ela exala algum perfume? Pode ser combinada com outras plantas? 

Procure responder essas questões antes de comprar as flores. São perguntas simples, mas a resposta a cada uma delas vai influenciar na escolha. 

Veja um exemplo: flores com perfume marcante, como o jasmim, não serão bem-vindos em ambientes sem ventilação. Ou pior: imagine dar esse tipo de flor para uma pessoa alérgica? Com certeza não será uma boa ideia.

Portanto, antes de escolher qual espécie de flor comprar, busque resposta para essas perguntas. Esse cuidado vai fazer com que suas plantas permaneçam saudáveis e bonitas por mais tempo.

2. Descubra quais cuidados ela precisa

Uma questão bem importante é saber quais os cuidados de manutenção a planta exige. Descubra qual é a rotina de regas, se precisa de podas constantes, qual a necessidade de luz solar e ventilação, além do tipo de solo ideal. 

 

Essas informações vão influenciar na escolha e na conservação das suas plantas. Girassóis amam e precisam de luz solar intensa. Se você escolher essa flor para decorar um ambiente com pouca luminosidade, certamente ela não vai durar, concorda?

 

Em sites especializados você encontra resposta para essas e outras perguntas. Assim, além de descobrir como é a manutenção das flores que deseja comprar, também poderá repassar as informações para a pessoa que será presenteada.

3. Pesquise valores e condições de pagamento

Além de escolher uma floricultura conhecida e com boas referências, tente pesquisar preços, prazos de entrega e condições de pagamento. Faça uma comparação com outras lojas para conhecer a variação de custo entre elas. 

Uma maneira de economizar na compra é escolher flores próprias da estação. Comprando na época certa você encontra opções abundantes e mais baratas. Para ajudar você, confira o calendário de floração abaixo:

Janeiro: agapanto, angélica, copo-de-leite, boca-de-leão, magnólia, dália e sálvia.

 

Fevereiro: esporinha, lírio, margarida-branca, paineira, mil-folhas e quaresmeira.

 

Março: castanha-de-macaco, capuchinha, saudade, manacá-da-serra e zínia.

 

Abril: acácia-mimosa, brinco-de-princesa, amor-agarradinho, crisântemo e petúnia.

 

Maio: açafate, camélia, bico-de-papagaio, flor-de-maio, zínia e prímula.

 

Junho: azaleia, eritrina, cipó-de-são-joão, ipê-roxo, orquídea-sapatinho e íris.

 

Julho: amor-perfeito, caliandra, cerejeira ornamental, verbena e quaresmeira.

 

Agosto: bauínia, azaleia, glicínia, buquê-de-noiva, jasmim e manacá-da-serra.

 

Setembro: campânula, gardênia, ipê-amarelo, miosótis e quaresmeira-roxa.

 

Outubro: agapanto, antúrio, guapuvuru, gerânio e margarida.

 

Novembro: agerato, amor-perfeito, flamboyant, petúnia, jacarandá-mimoso e sálvia.

Dezembro: cravo, hortênsia, jasmim-manga, rosa, magnólia amarela e quaresmeira.

4. Procure sinais de doenças ou má formação

Depois da pesquisa inicial, procure uma floricultura de confiança. No local, antes de levar as flores novas para casa, observe se há sinais de doença.

Uma planta saudável apresenta cores vivas e brilhantes. Procure pintas escuras, veja se existem folhas necrosadas ou manchas nos talos. Essas são características de plantas doentes. 

Esteja atento a tudo o que não é comum em uma planta, como pequenos pontos localizados nas nervuras embaixo das folhas. 

Eles podem ser cochonilhas: pequenos insetos com cerca de 3,0 milímetros, capaz de sugar a seiva e os nutrientes da planta. A cochonilha produz uma cera adocicada que atrai formigas e propicia o ataque de fungos. 

Evite comprar mudas com ramos quebrados, raízes expostas, troncos rachados e partes secas. Esses sinais mostram que a planta ou a flor não foi manejada com cuidado, sofreu com pouca irrigação ou está em comercialização há bastante tempo.

5. Compre pela internet

As compras on-line cresceram vertiginosamente e já são uma opção para quem busca praticidade e conforto. Pela internet é possível pesquisar lojas, avaliar preços e tirar dúvidas com os vendedores. 

Atualmente, muitas floriculturas já disponibilizam esse serviço aos seus clientes, inclusive se responsabilizando pela entrega. 

Portanto, use dessa praticidade e procure uma loja especializada que possa atender você, com profissionais qualificados para auxiliar no seu processo de compra. 

Esperamos que você tenha gostado das dicas. Com esses cuidados, comprar flores lindas e saudáveis vai ser uma experiência agradável e bem sucedida.